terça-feira, 9 de setembro de 2008

CAPÍTULO 8

UTILIZANDO ALIANÇAS DE INVESTIMENTO MINORITÁRIO

São muitos os exemplos que afirmam a importância da qualidade total na competição em um mercado em constante mutação e, para isso, as empresas conscientes em seu valor na sociedade, aliam investimentos realizando parcerias.

Ou seja, o nível de qualidade exigido pelo mercado somente é possível quando os agentes empresariais gerenciam interesses com um foco mercadológico específico e, neste cenário globalizado que presenciamos, a fim de manterem-se competitivas e dinâmicas, estes firmam alianças estratégicas entre si de modo a reduzir custos e compartilham benefícios impossíveis de se obter se fossem fundidas ou competissem como concorrentes.

Este investimento é realizado da seguinte maneira: uma companhia compra pequena participação de capital de outra por um preço não especulativo, mas como parte de um relacionamento estratégico mutuamente desejado.

A participação acionária cria conexões políticas mais estreitas do que alianças contratuais, simplesmente. As relações trabalhistas são mais fáceis de serem conduzidas, favorecendo o incentivo de promover um senso de destino comum, a fim de alcançar o objetivo definido por todos os parceiros.

A parceria entre a Ford, Mazda e Excel definem bem os benefícios do investimento minoritário. A Ford possui 25% dos lucros da Mazda. Os principais interesses e resultados estão relacionados abaixo:

* Exclusividade de longo prazo: a participação acionária torna a produção de itens personalizados, que beneficia tanto o fabricante em sua oferta quanto ao consumidor em sua demanda por produtos diferenciados de seus concorrente, possibilitando fluxos de caixa otimizado, controle de qualidade integrado (mantendo ao mesmo tempo o "know how" individual), o alto grau de comprometimento dos funcionários (com políticas de gestão de pessoal integrados, também mantendo a cultura individual. Isso devido à sensação de segurança, elevando o moral e o entusiasmo).

* Integração financeira: os recursos de capital do parceiro maior são usado pelo outro para atender aos seus interesses mútuos. No exemplo, a parceria surgiu nos anos 1970, quando a Mazda estava de recuperando dos danos advindos pela elevação de preços do petróleo. Na ocasião, esta empresa utilizou os recursos da Ford para ampliar estruturas, implantar projetos ambientais, equilibrar-se financeiramente, entre outros benefícios. Já a Excel utilizou o capital investido pela Ford para adquirir equipamentos diversos para adequar-se a esta mova demanda.

* Novos produtos: as empresas integrantes iniciam pesquisa e desenvolvimento em novos projetos individualmente com a garantia de que a parceria o acompanhará case se torne promissor. Isto trás competitividade e rapidez de resposta ao mercado.

* "Know how": uma vez que participam do conselho diretor, elas partilham informações valiosas como análise de estratégias dos concorrentes, novas oportunidades, compartilhamento de estratégias de crescimento, perfil cultural de novos mercados, e assim por diante.


Sem dúvida um caso bem sucedido e que serve de exemplo é a parceria que a Ford Motor Company(fabricante de automóveis americanos) realizou com a Mazda(também fabricante de automóveis, mas para o mercado japonês) com a Excel Industries (fabricante de vidros para automóveis).

Compromisso em um relacionamento de longo prazo, de modo que todos aumentem suas participações no mercado mundial. Para tanto, estes agentes buscam personalizar todos os seus produtos personalizadamente entre si, integrando planejamento estratégicos, know how, custos de qualidade e com propaganda, reduzir atritos trabalhistas, etc.

Antes da parceria, a Ford construíra uma fábrica em Fulton, Kentucky, para atender sua demanda por janelas moldadas, mas estava enfrentando dificuldades quanto a operacionalidade deste ramo para ela pouco conhecido. Já a Excel dominava o seu ramo de atuação e, com a parceria, vislumbrou vantagens na transferência de seu trabalho e oferta de produto, uma vez constatado que possuía condições para atender à demanda da Ford e da Mazda.


CONDIÇÕES PARA OS INVESTIMENTOS MINORITÁRIOS

O retorno sobre o investimento deve ser a variável menos importante neste tipo de parceria, pois a dimensão estratégica deve agregar mais valor a todos os seus envolvidos do que esse retorno. Caso isso aconteça, a atenção de todos se desvia e condiciona as prioridades para o caráter meramente especulativo como qualquer outro investimento, dissolvendo a parceria.

O investimento minoritário de uma empresa deve beneficiar outra somente se esta possui foco em produtos e mercados que agreguem valor estratégico para aquela, e isto deve ser priorizado em todos as tomadas de decisões dos envolvidos, a fim de promover oportunidades mútuas.

Este capital deve ser concedido a empresas estruturadas e bem gerenciadas, influenciando as políticas do parceiro. Porém, se este perfil é perdido, o investidor deve retirar-se da parceria ou adquirir a empresa menor. (mas uma aquisição desta natureza sempre é um risco em potencial!).

A parceria baseada em participação no capital social é válido quando os agentes possuem portes estruturais semelhantes, com pleno domínio em negócios interdependentes, pois, desta forma, evita a preferência de um dominar o outro. vale lembrar que os benefícios providos da aliança não podem ter finalidade unilateral, pois esta é uma exigência deste tipo de parceria, prevalecendo a clareza em todas as decisões estratégicas de negócios.


ASSUMINDO COMPROMISSOS

Este investimento tem como função essencial reforçar comprometimento, assegurando a autonomia de todas as empresas integrantes deste tipo de aliança estratégica. No caso da parceria Ford-Excel, os dividendos que aquela recebe desta é investido na Divisão de Vidros, incentivando ao maior envolvimento junto a esta.

Embora haja casos duradouros, a previsão dos termos de dissolução deve ser firmada antecipadamente. São determinados pela doutrina de responsabilidade fiduciária e de oportunidade corporativa a determinação de limites de aquisições de ações entre si, bem como os termos de venda das mesmas.

Para definir a dissolução da parceria da Excel com a Ford, mesmo que aquela não se preocupe com a participação desta em 20% ou 40%, se esta reduzir sua participação, isso vai simbolizar uma perda de interesse na aliança.

Outro riso inerente a este comprometimento está na capacidade política de todos em fornecer recursos estratégicos suficientes para a longevidade da parceria, evitando o benefício de um em detrimento de outros. A empresa investidora deve procurar outra que tenha intenção consistente na continuidade de seu ramo de atuação. A orientação política deve estar baseada em:
* Sua formulação;
* Na forma de aumentar a competência política do parceiro;
* Possíveis mudanças de foco gerenciais.

Como exemplo de segurança comumente imposta pelos agentes está o caso da Ford, que na condição de empresa investidora, não possui privilégio no acesso de todos os dados da Excel, mas somente dos dados de conhecimento geral.

Como particularidade na parceria Ford-Mazda-Excel, a Mazda é afiliada ao Sumitomo Bank, que possui estrutura política maior do que a Ford em sua ligação financeira a gerencial com esta, porém, o intercâmbio entre elas faz-se por meio de um representante japonês formal, e o poder de voto é concedido à Excel, de modo a garantir seu foco no mesmo ritmo e direção dos demais.

A privacidade existente neste tipo de parceira está no grau de envolvimento entre si, uma vez que o relacionamento é apenas gerencial, não sendo possível o contato de uma empresa com os funcionários da outras diretamente, por exemplo, ou com um fornecedor de outra mas externo da aliança. Mas isso é aberto a negociações, de acordo com a cultura das empresas envolvidas.

Outro ponto a ser considerado é a capacidade de os agentes atingir o propósito da parceria. Se esta for entre três empresas, conflitos inevitavelmente surgem. Para tanto, deve ser prevista a forma de separação de uma. Se a receptora do capital for aberta, ela pode impedir que uma terceira assumir o seu controle. Existem três maneiras de evitar estas ocorrências como esta:

* Garantir o acesso desejado logo de início à receptora do investimento;
* Manter em "mãos amigas" um número de ações suficiente para impedir que um estranho obtenha o controle;
* O valor comercial de uma aliança.

O investimento realizado para a obtenção de influência ou o fortalecimento da empresa que recebe-a o volume correto é uma questão de critério, mas de modo a preservar a independência da receptora. Como regra geral, utilizada por muitas empresas, uma participação acionária de 30% do capital é o limite máximo para o direito de voto, mas há parcerias entre 10% e 20%.

De modo a viabilizar esta aliança, os parceiros têm interesse em dividir os riscos externos, que torna o comprometimento dinâmico e sadio.

Uma característica da aliança estratégica Ford-Mazda-Excel são as competências utilizadas para projetar e produzir veículos, comercializar carros Ford no Japão e assim por diante, sem a preocupação no grau de participação individual no trabalho realizado em conjunto, pois há respeito às necessidades de independência que cada uma possui para combinar as forças maturadas a serem somadas.

A razão mais forte em trabalhar desta forma é a oportunidade que cada uma tem para oferecer aos seus clientes uma gama mas ampla de serviços de alta qualidade. Porém, um grande volume de negócios conjuntos pode reforçar ou comprometer a empresa menor.


CONDUZINDO A ALIANÇA

Toda forma de parceria envolve a conquista de confiança e de comprometimento com e entre o máximo de pessoas possível, no nível gerencial e diretivo. Empresas com grande diferenças entre si investir mais esforço para preencher as lacunas.

Há diferenças conceituais entre aliança contratual por investimento minoritário. Uma delas e o claro senso de prioridades, porém pessoas diferenças, em várias unidades podem trabalhar em projetos separados, em épocas diferentes. E pode haver alguma distância organizacional entre aqueles que forjaram a aliança e os outros que irão executá-las. Portanto, é preciso que seja definida e articulada uma visão comum.

A alta gerência, a fim de fornecer expectativa de benefícios amplos e significativos, pode fazer duas contribuições essenciais: visibilidade e reforço.

Nas alianças com a Ford, a organização da estrutura funciona da seguinte forma:
* Cada empresa nomeia um executivo com responsabilidade sobre a tomada de decisão da a aliança;
* Reuniões reguladas de alto nível que incluem revisões das atividades conjuntas;
* Ações conjuntas: a fim de desenvolver ligações no nível político através das distâncias cultural e geográfica, um funcionário da Ford atua como diretor residente na Mazda, representando os interesses acionários da Ford, porém, sem autoridade executora mais consultora, porém, sem autoridade executora mais consultiva, prestando serviços a ambas.

As decisões da Ford estão espalhadas pelo mundo e tendem a operar de forma autônoma para atender aos seus mercados separadamente. Em contrapartida, as operações da Mazda estão concentradas e coordenadas em Hiroshima. A partir disso, a aliança tende a se dissolver, uma vez que são muitas pessoas dentro da Ford participam e opinam sobre suas operações, devido ao crescimento de relacionamento interpessoal desordenado, porém ser experiência suficiente com a cultura japonesa.

Para tanto, foram criadas assessorias a fim de harmonizar o relacionamento, e por meio destas que a parceria mantêm-se sadia. Com isso, forma-se uma unidade que reporta-se aos seus respectivos presidentes.

Em resumo, uma aliança de investimento minoritário possui como benefício central o compartilhamento de operações, experiências e esforços conjuntos, em que os agentes participantes comprometem-se continuamente. De um lado está a empresa (ou empresas) investidoras, que compram uma pequena parcela de capital de outra (ou outra). Esta, por sua vez, deve utilizar este valor para investir em departamentos imprescindíveis para a operacionalização da parceria.

A fim de manter a funcionalidade da mesma, a individualidade deve ser preservada, de modo a haver contribuição que agregue valor às outras empresas. Em contrapartida, a empresa menor, que recebe o investimento, e assim, possui forte dependência da empresa maior, obtém negócios e valiosos recursos, mas existe o risco de ser dominada por seu parceiro.

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